sexta-feira, 15 de junho de 2012

CULTURA

A Cultura Guineense

Guiné-Bissau possui uma herança cultural bastante rica e diversificada. Esta cultura, que varia de etnia para etnia, passando desde a diferença linguística, a dança, a expressão artística, a profissão, a tradição musical até as manifestações culturais.
A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diferentes grupos étnicos.

Bubaque / Comemoração de um Jogo de Futebol 

Os povos animistas caracterizam-se pelas suas belas e coloridas coreografias. No dia a dia, estas fantásticas manifestações culturais podem ser observadas na altura das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimônias de iniciação.
Nas cidades, a música é dominada pelo conhecido gumbé guineense.
O carnaval guineense é completamente original, com características próprias, e tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do país.

Muito longe dos carnavais “ricos” de outras paragens, em Bissau dança-se quase sempre descalço, às vezes mesmo quase sem roupas, improvisa-se instrumentos musicais, até de cascas ocas de árvore.
São as cordas e as fitas coloridas na cabeça, pedacinhos de lata, saias feitas de palha, pedaços de borracha de pneu à cintura, azagaias e lanças, ossos trabalhados e dança. Começa por encenar um baile, muito idêntico aos das províncias portuguesas, e mostra depois, através da dança, cenas do cotidiano do interior da Guiné-Bissau.
A cultura do país reflete-se também na arte bijagó, arte fula, arte mandinga, arte nalú, cestaria, olaria, tecelagem e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário