Turismo
Falar de turismo na Guiné-Bissau é falar do arquipélago dos Bijagós, o principal destino turístico do país. Apresenta 40 ilhas e ilhotas sendo Bubaque, Rubane e Maio as mais conhecidas.
Outros pólos de atração são as ilhas Formosa, das Galinhas e de Orango. Este Arquipélago rodeado de águas calmas, povoadas de peixes, moluscos e mariscos, num mar que ainda não sabe o que é a poluição, é a maior atração turística da Guiné-Bissau e um dos locais mais bonitos do continente africano.
Os Bijagós oferecem ao turista um conjunto rico em paisagem, etnografia e magia. Nas suas aldeias cruza-se com homens e mulheres de rara beleza. Nos seus canais passeiam grupos de turistas encantados. A população, cerca de 20 mil habitantes, sendo na sua maioria Bijagó, ocupa apenas 20 ilhas.
Ilha de Orango |
Para quem gosta de coisas diferentes, uma viagem no Sambuia, barco que faz as ligações entre Bubaque e Bissau é um autêntico espectáculo. Porcos, galinhas, vacas e outros animais, acompanham os donos para serem transaccionados no mercado. Um animado conjunto musical toca durante toda a viagem e todos dançam ao ritmo da música africana: passageiros e tripulação.
A ilha de Rubane, considerada uma paraíso para os pescadores é uma das mais belas do arquipélago dos Bijagós. Aqui está instalado o Acaja Club, unidade especialmente montada para dar toda a assistência aos que gostam desta atividade desportiva. Este Clube é constituído por diversos Bungalows, construídos com materiais característicos da região, a combinar com a paisagem circundante. Trata-se de um ótimo lugar para a prática de desporto, pois, além da pesca, o Acaja tem à disposição outras atividades, entre as quais, o esqui aquático, badmington, ping pong, peteca e jogos de seta.
Quando ir conhecer?
Dezembro e Janeiro são os meses mais secos, frescos e a melhor altura para visitar. Em Fevereiro a temperatura também é agradável e pode divertir-se no colorido Carnaval de Bissau.
Viajar pode tornar-se mais complicado durante a época das chuvas (Junho a Outubro), quando as estradas secundárias ficam inundadas e viajar de transportes públicos para locais remotos é um desafio. De Março a Maio são os meses mais quentes, com temperaturas (dia) a chegarem aos 34º e níveis de umidade muito altos, as temperaturas máximas durante o dia raramente descem dos 30º durante o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário